Home   Linha Hospitalar   Neuroproteção

Neuroproteção

Neuroproteção

O declínio cognitivo é um fenómeno com elevada prevalência mundial e as expectativas futuras são de um aumento progressivo do número de casos. As
funções cognitivas tendem a diminuir com a idade. A sua manifestação clínica é complexa envolvendo sintomatologia de natureza cognitiva, funcional e neuropsiquiátrica, originando um elevado impacto nos familiares e cuidadores. O seu diagnóstico e abordagem clínica deverão assim ter um carácter multidimensional e multidisciplinar.

As funções cognitivas tais como memória, linguagem, perceção, funções executivas e organização espacial tendem a diminuir com o avançar da idade.
Os micronutrientes são indispensáveis para uma função cerebral normal. Estudos sugerem que um plano alimentar adequado terá um efeito protetor contra o declínio da função cognitiva e a demência, e realçam determinados micronutrientes que assumem particular interesse para o cérebro. Na ausência de tratamentos eficazes, a intervenção nutricional pode contribuir de forma significativa para a otimização do funcionamento cognitivo durante o tempo de vida.

Indicações

ƒ Aumento do número de neurotransmissores
ƒ Proteção do Sistema Nervoso Central

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *